Fork me on GitHub

Alan Hoffmeister

Paul Laros

As empresas arruinaram o conceito de hackathon

Quanto custa a uma empresa inovar para atrair mais clientes ou não perder os clientes antigos? Pizza gratuita e um brinquedinho da moda para o primeiro colocado.

Uma história recorrente

Era uma vez uma ideia simples: juntar várias equipes de programadores em um local comum com o objetivo de competir. As regras são simples: não traga nada pronto de casa. Toda e qualquer linha de código, programa instalado, container rodado - descreva sua stack favorita aqui - precisa ser feito dentro do prazo de 48h horas da duração do evento. O tema é apresentado e cada equipe deve iniciar ferozmente a implementação da melhor solução possível. O objetivo? Glória eterna - ou pelo menos até segunda-feira.

Para sustentar todas as calorias consumidas pelos pensamentos turbinados de cada indivíduo naquele local nada melhor que uma pizza. Em alguns casos pode até ter energético gratuito - vocês sabem quanto custa um RedBull? - durante o evento inteiro. Quem resiste à alimentação gratuita e infinita durante um final de semana inteiro?

No final das 48 horas estão todos cansados e alguns em estado semi-vivo pois o cheiro já indica estágio inicial de putrefação - ninguém lembra de levar desodorante. Lá está sua equipe sendo avaliada por um grupo de supostos entendedores de {{ digite_aqui_alguma_coisa }} que você nunca viu na vida mas são os melhores na área da variável anterior.

Parabéns! Sua equipe foi a vencedora e todos ganharam algum prêmio pelo esforço. Esse prêmio é variado podendo ser dinheiro até um gadget que é super bacana mas vai ficar inutilmente guardado como um troféu. No final das contas todos tiveram um final de semana mágico junto com os amigos. Muitas risadas e pizzas.

What if…

Obviamente sempre existe aquele dedo podre, você sabe muito bem do que estou falando: alguém que perverte uma ideia imperversível. Pagar um punhado de pizza é muito mais barato e consome menos calorias do que alocar uma equipe que ficará durante um tempo indeterminado focada em solucionar um problema ou implementar uma ideia revolucionária que fará o caixa da empresa voltar aos tempos de glória.

“Não, eles não seriam capazes de fazer isso…” mas sim. Você está pensando de forma errada. Já se perguntou o que acontece com o seu código depois daquele hackathon? Você acompanha nas notícias quais soluções ou inovações a empresa que hospedou o seu hackathon lançou recentemente? Multiplique este pensamento pela quantidade de pessoas e códigos/soluções geradas durante o período do evento. Parabéns! Você ajudou uma empresa a manter-se - no pior cenário imaginável - lucrativa durante gerações. Mas não se preocupe pois você ganhou pizza de graça para fazer isso. Ah! Um gadget também.

Você está sendo exagerado

Sim, estou mesmo mas é de propósito. Já participei de inúmeros hackathons, vários deles foram ótimos e na verdade não me importaria de ver uma ideia que tive, sendo implementada por alguém e virando sucesso por aí. Sempre que publico um código tento atribuir a licença mais permissiva possível para garantir que qualquer pessoa que queria usar não tenha nenhum tipo de preocupação. Incluindo toda e qualquer informação contida neste blog.

Não posso dizer que todos pensam assim - nem quero. Cada um deve ter sua opinião e deve buscar diariamente aperfeiçoar a mesma, independente do assunto. O que realmente me deixa irritado é quando uma empresa faz isso propositalmente e nem faz questão de esconder. O título do hackathon diz claramente que o objetivo é fazer a empresa hospedeira lucrar mais. O alvo do hackathon? Estudantes brasileiros de TI.

Se você acha que é fácil ter uma vida satisfatoriamente plena dentro da área de TI nas terras brasileiras então peço desculpas, mas você está mentindo para si mesmo. Acrescente o fato de que você é um estudante que, no melhor dos casos, trabalha durante o dia para pagar a faculdade durante a noite. Não… Não é justo que você gaste um final de semana aumentando os lucros de uma empresa, avaliada na casa dos bilhões, para ganhar um gadget no final do evento.

Ok, ninguém é obrigado a participar. As regras são claras e ninguém vai deixar de ir em um hackathon por ter lido um rant qualquer sobre o tema em um blog aleatório nas interwebs. Apenas peço que lembre: toda vez que você participa de um hackathon deste tipo você somente ajuda a fixar a ideia de que seus companheiros de TI não valem mais do que o pedaço de pizza fria que você acabou de engolir.

Primeira conferência de Node.js da América Latina!

Durante os dias 4 e 5 de julho acontecerá a primeira conferência de Node.js da América Latina! Quer conhecer essa plataforma, aprender um pouco mais ou até aprimorar seus conhecimentos? Venha para São Paulo e participe desta edição história da NodeConf.